Reiki, o que é?
REI=(Energia) Universal
KI=(Energia) Vital.
Muito se tem falado sobre REIKI, suas diferentes linhagens e variações. O que verdadeiramente interessa salientar é que além de ser uma técnica de cura é uma filosofia de vida!
Técnica de Cura:
Técnica Japonesa realizada por Reikianos*.
REIKI é uma técnica de cura porque visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa do paciente. O Terapeuta Reikiano canaliza a Energia Universal através do seu chacra coronário e através de uma leve imposição das suas mãos sobre o corpo do paciente, transmite essa Energia Universal restabelecendo o equilíbrio natural, logo o bem-estar.
Uma sessão de Reiki pode ser feita presencialmente ou à distância pois não existem limitações de tempo ou espaço para estas energias ‘Divinas’!
O Reiki actua na causa dos problemas e não só nos sintomas. Atua de forma holística em todos os campos: físico, energético, emocional, mental e espiritual, restaurando o equilíbrio de nossos centros energéticos (chakras) e, consequentemente, harmonizando todo o nosso organismo, melhorando nossa qualidade de vida.
O Reiki tem vindo a ser aceite em hospitais pois os seus efeitos são inquestionavéis. Não tem contraindicações, é compatível com qualquer tratamento da medicina tradicional.
As reacções das pessoas à primeira experiência com o Reiki variam consideravelmente, não existindo um padrão predefinido do que a pessoa vai sentir. Durante a sessão pode não sentir absolutamente nada, o que não significa que não tenha tanto efeito como se tivesse tido alguma sensação. No entanto é possível ter sensações de calor, frio, arrepios ou outras, surgirem pensamentos, ou emoções diversas como sensação de tranquilidade, serenidade ou inquietude e desconforto, alegria ou tristeza.
A dádiva do Reiki é a capacidade de relaxar e curar, pelo que qualquer que seja a reacção inicial, o certo é que se iniciou um caminho que é sem dúvida benéfico para a pessoa, existe uma abertura de consciência. A primeira sessão de Reiki pode abrir novos horizontes, novos desafios e outras oportunidades.
Filosofia de vida:
Uma das maiores ferramentas para a auto-cura e para o desenvolvimento pessoal do reikiano são os 5 Princípios Do Reiki. Sensei Mikao Usui (“criador” do REIKI) escolheu-os com o objetivo de proporcionar aos seus discípulos, e a ele próprio, um método para atingir uma atitude correta, equilibrada para o caminho da “Iluminação”, contendo neles (os 5 Princípios) tudo o que é necessário para criar uma vigilância no nosso Ser, de modo a aprendermos, crescermos e atingirmos o nosso Bem Supremo, de forma consciente.
* Reikiano – para ser Reikiano tem de ser Sintonizado / Iniciado por um Mestre de REIKI |
|
5 Princípios do REIKI
Só por Hoje :
– não se zangue
– não se preocupe
– seja grato
– trabalhe arduamente
– seja generoso com todos os seres vivos.
“Só por hoje”- salienta a importância do presente. Só Aqui e Agora é possível ser realmente feliz, amar, descobrir-se a si mesmo, sentir a vida, desenvolver seus talentos e atuar em proveito de todos.
Iniciações REIKI
O Reiki não é ensinado como as demais técnicas de cura. Reiki apenas é transmitido de MESTRE para aluno.
A sintonização Reiki é uma experiência espiritual poderosa. As energias da sintonização são canalizadas para o estudante através do Mestre de Reiki. A sintonização é também acompanhada pelos guias de Reiki e outros seres espirituais que ajudam a executar o processo. Muitas pessoas relatam ter experiências místicas que envolvem encontros com os Mestres ascensionados, mensagens pessoais, curas, visões e experiências de vidas passadas.
Uma vez feita a Iniciação esta é permanente para a vida! Os canais permanecerão abertos pelo resto de sua existência, mesmo que eventualmente por algum período deixem de ser acessados. Os canais podem se tornar mais fortes com a prática ou enfraquecerem por falta de utilização, no entanto, poderão ser reativados pelo simples retorno à prática do Reiki.
Cursos de REIKI
Nível I – (SHODEN)
Nível II – (OKUDEN)
Nível III – MESTRE (SHINPIDEN)

|